quinta-feira, 11 de abril de 2013

Canção do exílio

Depois de entendermos um pouco sobre o Romantismo Brasileiro, vamos voltar nossos olhares à Canção do exílio, escrita em Coimbra pelo poeta Gonçalves Dias, quando este, exilado, sonhava em voltar para sua pátria.

       

       CANÇÃO DO EXÍLIO
      (Gonçalves Dias)

Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar – sozinho, à noite –                                                                                                   Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu’inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
         
          Escrita em Coimbra, julho de 1843.



2 comentários:

  1. Grandiosa obra de Gonçalves Dias, expressa o nacionalismo recorrente na 1ª geração romântica.

    ResponderExcluir
  2. Adoro esse poema ele exemplifica bem o romantismo brasileiro! Excelente!

    ResponderExcluir